terça-feira, 8 de outubro de 2013

Público prestigia show de chorinho no Theatro da Paz

O show marcou o lançamento do primeiro CD do grupo, pelo selo Choro do Pará, da Secretaria de Estado de Cultura

Antes do show, as integrantes do Charme do Choro participaram de uma sessão de autógrafos no hall do Theatro da Paz

O chorinho tomou conta do Theatro da Paz neste final de semana com o show do grupo paraense “O Charme do Choro”, sexteto formado por Jade Moraes (bandolim e violino), Dulci Cunha (flauta), Laíla Cardoso (violão), Camila Alves (violão sete cordas), Carla Cabral (cavaquinho) e Rafaela Bittencourt (pandeiro). Na ocasião também foi lançado o primeiro CD do grupo, como parte da programação do Projeto Nazaré em Todo Canto, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

No palco, o grupo originado do projeto Choro do Pará mostrou toda sua versatilidade e levou o público para um passeio musical embalado por composições de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, além dos paraenses Luiz Pardal e Biratan Porto, entre outros.

O CD, que traz o mesmo nome do grupo, faz uma homenagem aos grandes nomes do choro paraense. “Para esse primeiro passo, demos prioridade aos compositores do Pará. Não houve uma necessidade exacerbada em gravar música paraense. Mas nos deparamos com muita coisa boa que é feita no estado e ficamos felizes em gravar Adamor do Bandolim, Luiz Pardal, Catia, Maria Lídia e Paulinho Moura, entre outros. É um CD de artistas nascidos no Pará, de música brasileira que nasce aqui na região Norte”, explicou Carla Cabral.

Ao todo, o grupo levou dez meses para gravar as músicas do CD e mais 12 para lançar o trabalho. “Exatamente em outubro faz um ano que esse trabalho ficou pronto”, contou Carla. Entre as composições apresentadas no show estão “Infância” (Floriano), “Charmosinho” (Adamor do Bandolim) e “Menino Lucas” (Paulinho Moura). O show de lançamento contou com a participação especial de Sebastião Tapajós, Trio Manari e Chiquinho do Acordeon. “Acabamos de voltar de uma turnê pela Amazônia e tudo que queríamos era reencontrar nossa cidade e apresentar para a platéia o nosso coração, através da música”, afirmou Carla.

O CD faz parte do selo “A Música e o Pará”, volume 13, da Secult, que tem o objetivo de contribuir para o registro dos movimentos musicais do Estado, onde a memória dos sons e ritmos se transforma numa antologia em homenagens a mestres e compositores do passado e do presente.

Agenda

A programação do Nazaré em Todo Canto terá, ainda, no próximo dia 8, às 20h, o Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, que celebra o bicentenário de Wagner e Verdi, com o maestro Marcelo de Jesus e a solista Adriane Queiroz. A entrada é franca. Já no dia 11 será a vez do show inédito, “Fafá de Belém, Teresa Salgueiro e Wagner Tiso – O Encontro”, às 21h.

Para o Teatro Maria Sylvia Nunes estão programados o “Show Orquestra de Choro do Pará (dia 9), “Caboclo Muderno” (dia 10) e “Pará Em Canto”, todos a partir das 21h. Já na Orla da Estação das Docas, estão agendadas apresentações parafolclóricas do Grupo Folclórico Cheiro do Pará (dia 10) e Grupo folclórico Noaruakes (dia 11), como início às 18h. Todos com entrada franca.

Nos dias 10 e 11 de outubro, no Coreto do Parque da Residência terá apresentação de bandas de música do estado, a partir do meio dia, também com entrada franca. No dia 15 de outubro, a Igreja de Santo Alexandre recebe, dentro da Série Câmera, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, às 20h. O projeto “Nazaré em Todo Canto” traz também a exposição “Miriti das Águas”, que busca divulgar e fomentar o artesanato regional, por meio do estímulo e valorização das comunidades de artesãos do município de Abaetetuba, nordeste do Pará.

A exposição, com curadoria de Emanuel Franco, abre oficialmente no próximo dia 8, às 19h, na Estação das Docas (Boulevard das Feiras) e segue para visitação até o dia 18 deste mês, com entrada franca.

Serviço: “Nazaré em Todo o Canto – 2013”, até o dia 25 de outubro. Locais: Estação das Docas, Parque da Residência, Igreja de Santo e Theatro da Paz.


Texto:
Alexandra Cavalcanti - Secult
Fone: (91) 4009 8707 / (91) 8897-9847
Email: alexa.cavalcanti@gmail.com

Secretaria de Estado de Cultura
Avenida Magalhães Barata, 830 - São Brás. CEP 66623-240 - Belém-PA
Fone: (91) 4009-8738 / 8736 / 8741
Site: www.secult.pa.gov.br Email: secultpagabinete@gmail.com



Fonte:www.agenciapara.com.br/

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates