segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A origem da música


A origem da palavra ‘música’ vem do grego mousikê, que significa “arte das musas”. Música pode ser definida como “arte e ciência de combinar harmoniosamente os sons”.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana.


Não é possível definir exatamente quando a música surgiu. Ao longo da história inúmeros géneros e estilos musicais foram produzidos. Da época medieval, passando pela renascentista, barroca, clássica e romântica, nomes como Bach, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Chopin, Wagner e Villa-Lobos são personagens desse mundo da musicalidade.


Na fase moderna, Jazz, Samba, Chorinho, Blues, Bossa Nova, Rock, Pop, Tropicália, Soul Music, Reggae e MPB foram movimentos que marcaram época e tornaram inesquecíveis nomes como Louis Armstrong, Cartola, João Gilberto, Beatles, Madonna, Caetano Veloso, Bob Marley, Tom Jobim, Caetano Veloso, Elis Regina e muitos outros.

Na antiguidade, a música era utilizada com a finalidade de reverenciar Deus, sendo classificada como Divina (religiosa). Com o tempo a primeira arte saiu do âmbito sagrado, alcançou as massas, o lucro e a fama.

Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. A música encontra-se em diversas utilidades não só na arte, mas também na educação e na terapia.








Fonte: Portal das Curiosidades

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates