quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Chorando baixinho...

"Chorando Baixinho" é um choro de Abel Ferreira, existem algumas publicações sobre o nome que ele deu para a primeira música que fez. Ele se casou com uma moça que não aceitava ele passar as noites tocando nos cabarés, abandonou por uns tempos a música e foi trabalhar na sorveteria do pai em Coromandel-MG.

Não deu certo e ele retornou para Belo Horizonte e para a música. Sua mulher deu um basta, ou ela ou a música, ele guardou a clarineta em cima do guarda-roupas e ficou um bom tempo sem tocar.

Uma noite não resistindo pegou a clarineta e começou a tocar dentro do quarto, mas ouvia sua mulher chorando baixinho do lado de fora. Compôs então nessa noite sua primeira música, e colocou o nome de "Chorando Baixinho", um de seus maiores sucessos.



Gravou  "Chorando Baixinho" em 1942. No ano seguinte foi para o Rio tocar nos Cassinos e nas rádios. Fez duetos memoráveis com Zé da Velha e com Pixinguinha, com quem gravou Ingênuo em 1958. Nas contas do próprio Abel, compôs mais de cinquenta músicas, entre elas Acariciando, Luar de Coromandel e Chorinho do Suvaco de Cobra.

Viajou o mundo todo e até seus últimos anos de vida continuou soprando o instrumento, em shows com Copinha e Raul de Barros.






Chorando Baixinho - Com o talentoso clarinetista do Ceará Giltácio Santos






Ademir Palácios

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates